sexta-feira, 22 de junho de 2012

Estágios vs Empregos


Lagos, 14 de Junho de 2012

sobre Os Estágios vs Empregos

Os estágios em empresas são o primeiro período de trabalho de alguém numa empresa para preencher um posto de trabalho vago e com o objectivo de adaptação ao seu posto de trabalho. Se este indivíduo se adaptasse, passado este estágio, faria contrato a termo ou sem termo com a empresa e este posto de trabalho ficaria preenchido.

Em tempos mais recuados, a este período de estágio numa empresa chamava-se aprendizagem e o indivíduo – aprendiz e os pais chegavam a pagar ao dono da pequena empresa por esta oportunidade de o seu filho aprender um ofício. Se o patrão gostasse do trabalho e do comportamento do aprendiz, pedia ao rapaz para os pais virem falar com ele e ficaria estabelecido quanto o rapaz ficaria a ganhar e as condições e o rapaz passaria à condição de trabalhador sem termo dessa empresa.

Atualmente tudo isto, que era regra, está viciado, adulterado. Dentro das regras que eram regra, a União Europeia criou um subsídio para apoiar este período de aprendizagem a que atualmente se chama estágio a fim de levar as empresas a criarem os postos de trabalho que precisam e assim como que a substituir os pais no pagamento deste estágio, período de adaptação do indivíduo à empresa.

Contudo, as empresas querem receber este subsídio da União Europeia, mas não querem criar novos postos de trabalho. Querem ocupar os postos de trabalho que têm com estágiários por períodos de seis meses a um ano, recebendo os subsídios correspondentes; depois estes estagiários voltam para o desemprego e as empresas recebem outros estagiários nas mesmas condições com subsídio europeu e praticamente quase não têm trabalhadores contratados a termo ou sem termo. Isto é fraude!

Primeiro porque não foram criados novos postos de trabalho para serem ocupados por estes estagiários;

segundo, é impossível que nenhum dos estagiários que ocuparam estes postos de trabalho não se tenham adaptado ao seu posto de trabalho e por isso não tenham sido aceites na empresa.

O que é que a fiscalização da União Europeia anda a fazer que não analisa como o dinheiro de tantos contribuintes europeus anda a ser gasto sem que se cumpra o mínimo das regras estabelecidas?

Terceiro, com toda esta trapalhada a Segurança Social não consegue resistir mesmo porque os estagiários, como não são trabalhadores, não fazem descontos e a Segurança Social também não recebe e não tarda muito dirão que não há dinheiro; logo não há subsídios nem reformas para ninguém.

Quarto, que dizer então do Estado deste país, não há quem o financie sem trabalhadores a termo e sem termo; do qual fazem parte o Parlamento, a Defesa, a Segurança Pública, a Cultura, a Televisão Pública, …

Que nos estão a preparar conscientemente?

Estes estágios não dão emprego a ninguém e, portanto não promovem o crescimento económico de forma nenhuma.

O crescimento económico só acontece se se evitar que empresas com possibilidades, mas com dívidas de muitos clientes vão à falência e fechem portas porque nestes anos de crise são milhares e milhares de empresas que têm fechado as suas portas. Isto quer dizer, muita receita de impostos que o Estado deixou de receber tanto da parte destas empresas como dos seus trabalhadores, como dos seus fornecedores, clientes e como consumidores que viram os seus rendimentos ficarem bastante reduzidos.

Segundo, o crescimento económico faz-se acontecer quando todos pagarem a tempo adequado as suas dívidas, evitando assim a falta de dinheiro em circulação, isto é, falta de liquidez.

Terceiro, o crescimento económico faz-se acontecer quando se criam condições e se favorecem a criação de empresas com possiblidades de subsistir por empreendedores com capacidade empresarial desenvolvida nas universidades e escolas secundárias apoiados por professores e com prática de trabalho em equipa.

Quarto, o crescimento económico faz-se acontecer quando estes jovens, conhecendo-se uns aos outros no trabalho em equipas, ganham confiança para formar uma equipa para criar uma empresa e geri-la com sucesso.

Quinto, o crescimento económico faz-se acontecer quando a banca com o departamento de apoio a projectos com capacidade de vingar de jovens empreendedores, lhes cede crédito para os primeiros tempos e apoio técnico especializado para todo o período do empréstimo até o crédito estar saldado.

Sexto, o crescimento económico faz-se acontecer quando as empresas deixarem de viver de créditos e viverem das suas poupanças em reservas e não só porque é assim que as empresas se tornam sólidas e perduram de geração em geração.

Sétimo, (…)

É assim que se criam postos de trabalho!

É assim que se criam empresas!

É assim que acontece o desenvolvimento económico!


O meu Clube de Leitura



Os meus filmes


1.º – As Amendoeiras em Flor e o Corridinho Algarvio.wmv


2.º – O Cemitério de Lagos


Os meus blogues














http://www.psd.pt/ Homepage (rodapé) - “Povo Livre” - salvar (=guardar)


Sem comentários:

Enviar um comentário